quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Ossada fóssil de baleia encontrada em 1989 finalmente receberá estudos detalhados".

A ossada de baleia azul que foi encontrada na Praia do Itararé me 1989 e que está abrigada até hoje no Centro Náutico, ainda não foi corretamente datada, muito embora seja considerada um verdadeiro documento histórico que poderia comprovar, inclusive, as mudanças geológicas da região.

Essa ossada foi encontrada durante das obras de fundação de um prédio que estava sendo erguido, à época, na R. Leopoldo Mottas e Silva, no Itararé, praticamente junto a linha férrea, atualmente desativada.

Estima-se que o animal teria entre 18 e 20 metros de comprimento e que pesaria entre oito e dez toneladas. Com semelhante porte teria sido impossível arrastar ou colocar o animal em um local como aquele, afastado do mar. Por isso, é possível deduzir que essa baleia teria encalhado ali, num passado muito distante, quando as planícies da região ainda estariam submersas e, naquela localidade especifica, o mar chegaria até o costão do Morro do Itararé.

Com a clara intenção de contribuir para a correta destinação dessa ossada, o Vereador Gilberto do Laboratório solicitou a realização de estudos detalhados até mesmo a titulo de informação, pois o Vereador entende que não será razoável que a ossada venha a ser exposta sem os necessários dados sobre sua idade e origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário