No último dia 16, o vereador Gilberto Rampon, mais conhecido como Gilberto do Laboratório (PSB) e o presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-SV, João Guilherme Pereira, visitaram seis agências bancárias da Cidade, todas localizadas no Centro, com o objetivo de verificar se os estabelecimentos estão cumprindo os dispositivos de três Leis, todas de autoria de Rampon.
A Lei nº 2271-A, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de painéis opacos entre os clientes e caixas de atendimento; a Lei nº 2307-A, que trata da ampliação do horário de atendimento das agências bancárias em uma hora e a Lei nº 1600-A que estabelece o tempo máximo na fila de espera nos caixas de atendimento dos bancos.(Até 20 (vinte) minutos em dias normais; até 30 (trinta) minutos em véspera ou após feriados prolongados; até 30 (trinta) minutos nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais e até 45 (quarenta e cinco) minutos, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro).
A constatação foi que, aos poucos, os bancos estão se adequando. Se por um lado todas as verificadas ampliaram o horário de atendimento – passando a abrir às 10 horas, e não às 11 horas, a maioria dos gerentes admite dificuldade em cumprir o tempo máximo de espera nas filas.
“Sabemos que essa é a questão mais crítica. Mas vemos uma necessidade de cobrarmos providências. Algumas agências já reduziram o tempo de espera”, afirmou o vereador Gilberto do Laboratório. “Os bancos ganham milhões e não dão o atendimento adequado aos correntistas. Basta colocar mais caixa para funcionar que o problema estará resolvido”, emendou.
Reunião
Na segunda quinzena de agosto, o vereador Gilberto do Laboratório, em parceria com a OAB-SV, irá convidar todos os gerentes das 21 agências localizadas em São Vicente para uma reunião no Plenarinho da Câmara. “A nossa intenção é saber quais são as dificuldades encontradas pelos bancos para se adequarem às normas”, explicou.
Também está marcado para agosto a instalação de barracas de orientação aos correntistas. “A idéia é montar essas barracas em lugares estratégicos, como a Praça Coronel Lopes e em frente ao Paço Municipal, onde os clientes que se sentirem lesados pelo não cumprimento dessas normas serão atendidos por advogados”, adianta o presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-SV João Guilherme Pereira.
Resultado da visita: (Se possível, fazer quadro)
Bradesco
Painel Opaco ( não instalou)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha, porém, em determinado dias não consegue cumprir com o horário)
Santander
Painel Opaco (OK)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha, porém, em determinado dias não consegue cumprir com o horário, falta espaço físico para a colocação de mais guiches)
Real
Painel Opaco (OK)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha e consegue atender, na maioria dos dias, a demanda dentro do tempo especificado).
Itaú –
Painel Opaco (Não instalou)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha, porém o local para a sua retirada é inadequado. Dificuldade em cumprir com o tempo determinado na Lei em dias de maior movimento)
Banco do Brasil
Painel Opaco (OK)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha e consegue atender, na maioria dos dias, a demanda próximo do tempo especificado)
Nossa Caixa
Painel Opaco (OK)
Ampliação do horário de atendimento (OK)
Tempo de espera na fila (possui senha,mas não consegue atender a demanda próximo do tempo especificado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário