quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Comissão Especial de Vereadores quer biblioteca itinerante em São Vicente"



Uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), presidida por Gilberto Rampon (PSB), quer implementar em São Vicente uma biblioteca itinerante Municipal. Antes de virar um anteprojeto, a idéiaprecisará da colaboração de secretarias de Cultura, Educação e de Obras e Serviços Publicos.

“A primeira etapa é a elaboração deste projeto pelas pastas. Para isso, dois tecnicos da Cultura e dois da Educação estão sendo designados para o trabalho. Até o final do ano, o projeto deverá estar montado”, comentou Rampon, que espera financiar a criação da biblioteca itinerante com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC).

O ProAC foi instituído pela Lei 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, e regulamentado pelos decretos 54.275, de 27 de abril de 2009, e 51.944, de 29 de junho de 2007. Trata-se de um programa do Estado, cujo objetivo é disponibilizar recursos financeiros públicos para atender demandas da sociedade cultural.

Em 2009, a Secretaria de Estado da Fazenda definiu um limite de R$ 50 milhões para apoio de projetos em 21 diferentes segmentos culturais em todo o Estado. “Outra possibilidade de obtenção de recursos é através de parcerias com iniciativa privada ou pela Lei Rouanet”, emendou o vereador.

Ônibus

A segunda etapa é a instalação da biblioteca itinerante. “Ela será montada em um ônibus adaptado que visitará, a cada semana, um bairro da Cidade. Nele, livros voltados para todas as idades estarão à disposição”. Conforme Rampon, a meta é criar o habito de leitura.

“Queremos que a população crie um interesse na leitura. Para isso, vamos disponibilizar muitos livros de fácil assimilação e com textos dinâmicos”. Monitores irão cuidar da parte do atendimento, orientando as pessoas e indicando o livro mais adequado para as faixas etárias.

A instalação de uma biblioteca itinerante é apenas um dos objetivos desta CEV. Além do incentivo a leitura, há metas de implantação de estandes públicos para empréstimos de livros; criação de curso municipal de contadores de histórias; desenvolvimento de campanhas de doação de livros e revitalização de bibliotecas.

Além disso, a Cev visa também incentivar mais exposição de livros e autores da Cidade e da região; buscar convênios e parcerias com entidades e fundações para custeio; instituir a Semana de Incentivo à Leitura; buscar recursos federais e incentivar o acesso de pessoas portadoras de deficiência aos livros. Integram esta CEV os vereadores Pedro Gouvêa, Caio França, Diogo Batista e Marcelo Correia.





Retirado de Jornal A Tribuna, 23/11/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário