
Uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), presidida por Gilberto Rampon (PSB), quer implementar em São Vicente uma biblioteca itinerante Municipal. Antes de virar um anteprojeto, a idéiaprecisará da colaboração de secretarias de Cultura, Educação e de Obras e Serviços Publicos.
“A primeira etapa é a elaboração deste projeto pelas pastas. Para isso, dois tecnicos da Cultura e dois da Educação estão sendo designados para o trabalho. Até o final do ano, o projeto deverá estar montado”, comentou Rampon, que espera financiar a criação da biblioteca itinerante com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC).
O ProAC foi instituído pela Lei 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, e regulamentado pelos decretos 54.275, de 27 de abril de 2009, e 51.944, de 29 de junho de 2007. Trata-se de um programa do Estado, cujo objetivo é disponibilizar recursos financeiros públicos para atender demandas da sociedade cultural.
Em 2009, a Secretaria de Estado da Fazenda definiu um limite de R$ 50 milhões para apoio de projetos em 21 diferentes segmentos culturais em todo o Estado. “Outra possibilidade de obtenção de recursos é através de parcerias com iniciativa privada ou pela Lei Rouanet”, emendou o vereador.
Ônibus
A segunda etapa é a instalação da biblioteca itinerante. “Ela será montada em um ônibus adaptado que visitará, a cada semana, um bairro da Cidade. Nele, livros voltados para todas as idades estarão à disposição”. Conforme Rampon, a meta é criar o habito de leitura.
“Queremos que a população crie um interesse na leitura. Para isso, vamos disponibilizar muitos livros de fácil assimilação e com textos dinâmicos”. Monitores irão cuidar da parte do atendimento, orientando as pessoas e indicando o livro mais adequado para as faixas etárias.
A instalação de uma biblioteca itinerante é apenas um dos objetivos desta CEV. Além do incentivo a leitura, há metas de implantação de estandes públicos para empréstimos de livros; criação de curso municipal de contadores de histórias; desenvolvimento de campanhas de doação de livros e revitalização de bibliotecas.
Além disso, a Cev visa também incentivar mais exposição de livros e autores da Cidade e da região; buscar convênios e parcerias com entidades e fundações para custeio; instituir a Semana de Incentivo à Leitura; buscar recursos federais e incentivar o acesso de pessoas portadoras de deficiência aos livros. Integram esta CEV os vereadores Pedro Gouvêa, Caio França, Diogo Batista e Marcelo Correia.
Retirado de Jornal A Tribuna, 23/11/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário