quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Vereador Gilberto Rampon homenageia Beto Volpe com Titulo de Cidadão Emérito de São Vicente"

Aconteceu em sessão solene no dia 8 de outubro, a entrega do Titulo de Cidadão Emérito de São Vicente para Luiz Alberto Simões Volpe, Presidente e fundador do Grupo Hipupiara; fundador da Frente Parlamentar HIV/AIDS da Costa da Mata Atlântica.



Beto Volpe como é conhecido, é filho do Ex-Vereador e Ex-Presidente da Câmara Geraldo Volpe. Soropositivo desde 1989, vem lutando há 13 anos contra graves problemas de saúde, mas, mesmo com sua própria cruz, não deixou-se abater. Com coragem, resolveu não ocupar-se apenas consigo mesmo, mas com outras pessoas que vivenciam o mesmo drama.
O vereador Gilberto do Laboratório, responsável pela homenagem, usou diversos adjetivos para descrever suas inúmeras qualidades e virtudes como ser humano, destacando o empenho empregado em suas batalhas e conquistas a favor os portadores da AIDS.

Gilberto salientou as condições precárias impostas aos dependentes da rede SUS para o tratamento da doença, e frisou ainda mais, os méritos obtidos pela perseverança de Beto junto ao poder publico. Foram destacadas as ações sociais, mas principalmente as 3 teses defendidas no Supremo Tribunal Federal, onde defendia que o governo deveria custear o uso de medicamentos não previstos nos programas públicos. A segunda tese aponta para a obrigação de disponibilização dos medicamentos ou tratamentos experimentais, não registrados na ANVISA, segundo os argumentos apresentados por ele, os laboratórios devem continuar custeando os tratamentos experimentas, alem do que é necessário passar a cuidar também da questão das posologias e dos protocolos. A ultima tese trata da obrigação do Estado de fornecer medicamentos não-licitados e não-previstos nas listas do SUS, ou seja, os medicamentos certificados pela FDA – Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, ou pela EMEA, na Europa.



O vereador concluiu seu discurso com as seguintes palavras:

“É por sua coragem, por seu desprendimento, que Beto Volpe se faz merecedor da nossa admiração e se torna um exemplo de dedicação a uma nobre causa. Enfrentando uma série de preconceitos que infelizmente ainda se ocultam em muitos posicionamentos de setores da sociedade, ele vem abrindo caminho para novos patamares de compreensão entre seres humanos, consciente de que os valores fundamentais que devem nortear a busca pela igualdade e pela dignidade, estão acima e além de idéias preconcebidas e limitações mentais.”

Foi um momento de extrema emoção. E então foi a vez de Beto tomar seu lugar na tribuna.

Com palavras fortes de uma vida difícil, onde os espectadores se emocionaram, Beto Volpe deu um show à parte e mostrou-se merecedor de não uma, mas muitas outras congratulações por sua dedicação e experiência de vida, sempre enxergando o melhor lado e buscando carregar consigo o maior numero de envolvidos.

Beto citou as entidades envolvidas e apoiadoras de seus projetos, agradecendo a todas, e demonstrou amor intenso em indicar sua família como seu principal alicerce.

“Agradecer uma vez mais ao vereador Gilberto Rampon e equipe, e a esta casa de leis, por esta honraria que, repito, é responsável pelo momento de maior reconhecimento e felicidade de toda minha vida.”

“Obrigado.”


Encerrado o discurso, todos foram convidados a participar do coquetel,que ocorreria junto à exposição de fotos sobre a vida de Beto Volpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário